Pular para o conteúdo principal

Desafio Complexo: Casa da Mãe Joana

E aê galera, como vocês estão? Rolando bons dados nos jogos de vocês? Espero que sim. Hoje eu venho trazer pra vocês um desafio complexo bem legal que usei recentemente na minha mesa, chamado Casa da Mãe Joana. Esse desafio foi inspirado tanto no ditado popular "tá pensando que isso aqui é a casa da mãe Joana!" quanto nos episódios de casas assombradas da série supernatural (é, eu estava assistindo de novo as primeiras temporada quando tive a idéia para esse desafio, hehehehe), e tem como intuito ser usado de métodos diferentes do habitual para derrotar a entidade (ou seja, um resolução sem combate).
É importante deixar claro que esse desafio foi feito para ser praticamente uma aventura por si só, com os jogadores podendo investigar as lendas e histórias por trás dos eventos que geraram a casa assombrada antes de entrarem nela, então não tenha pressa em terminar ao utilizá-la em jogo.
Por último, deixarei um mapinha que fiz pra minha mesa no final do post pra facilitar a vida de vocês. É um mapa simples, pois não possuo grandes habilidades para desenhar mapas, mas serve ao seu propósito.
Bom, é isso. Sem mais delongas, apresento a vocês a Casa da Mãe Joana!

Casa da Mãe Joana ND 6

História

Casa da Mãe Joana é o nome de uma antiga estalagem cuja dona se chamava Joana. Ela era mulher trabalhadora, bem educada e uma devota ferrenha de Khalmyr, muito obcecada com organização e limpeza. Por esses e outros motivos, Mãe Joana era respeitada na cidade onde morava e seu estabelecimento fazia bastante sucesso, crescendo um pouco mais a cada ano.

Com o passar do tempo, sua obsessão com a organização foi aumentando ao ponto de reclamar com os clientes quanto moviam algum item de lugar sem permissão, ou mesmo quando crianças deixavam algum brinquedo jogado no chão.

Um belo dia, Joana estava descendo as escadas carregando uma enorme bacia cheia de roupas de cama quando, sem perceber, pisou em um brinquedo jogado na beira da escada, tropeçou, caiu rolando na escada e morreu.  A raiva por ter morrido por causa da bagunça e a obsessão com organização eram tão grandes que não deixaram seu espírito descansar. 

Com o passar dos anos, a estalagem se tornou famosa por ser assombrada pelo espírito de sua dona que, na sua loucura e indignação com desorganização, prende, ataca e mata todos aqueles que adentram as ruínas de seu antigo estabelecimento, culpando-os por toda a bagunça que causou sua morte.

Dizem os boatos que é possível acalmar o espírito de Mãe Joana caso alguém consiga colocar os objetos desorganizados de volta em seu lugar, fornecendo paz de espírito e lhe permitindo alcançar o descanso eterno tão almejado. Quais objetos são e se os boatos de solução são verdadeiros ou não, ninguém sabe dizer.

Objetivo. Fugir da estalagem.

Efeito. Pessoas que entrem na construção a noite ficam presas dentro dela. As portas e janelas se fecham com força sobrenatural, e magias como teletransporte, salto dimensional e habilidades que transportam criaturas de um local a outro não funcionam dentro da estalagem, impedindo a entrada e saída do local dessa forma. Portanto, para escapar é necessário devolver os itens movidos aos seus lugares certos, mas isso deve ser feito a noite, quando o espírito de Mãe Joana está na ativa.

A quantidade de itens fora de lugar é igual ao número de personagens que adentraram a casa. Assim, um grupo de 5 personagens precisam achar e guardar no local certo 5 itens definidos pelo mestre (geralmente itens de decoração, como quadros, jarros ou de trabalho, como panelas). Os personagens devem fazer testes para descobrir quais objetos são, onde estão e onde devem ser colocados.

A cada rodada dentro da estalagem, os personagens são atingidos pela fúria de mãe Joana através de efeitos diversos, como armadilhas e efeitos mágicos. Role 1d6 para ver quantos e quais efeitos ocorrem naquela rodada.

  1. Armadilha: Uma armadilha afeta os personagens. Escolha uma entre: Brumas da Insanidade, Desabamento do Teto e Fosso Camuflado (Tormenta 20, pág. 302);

  2. Cômodo Trancado: Quando um personagem entra nesse cômodo, a porta se fecha rapidamente. O personagem tem direito a um teste de reflexos CD 25. Se falhar, fica preso na sala. Se passar, consegue escapar. A porta só abre novamente se um personagem achar um item desordenado e colocá-lo no seu lugar;

  3. Mãe Joana Irada: O fantasma de Mãe Joana aparece puta da vida atrás dos personagens, esfriando o ambiente, culpando e xingando-os por todos os problemas causados em sua estalagem. As criaturas em alcance curto da Mãe Joana devem fazer um teste de Fortitude CD 25. Se falharem, ficarão enredados por 1d4 rodadas e fracos pela cena. Se passarem no teste, ficam apenas enredados por 1 rodada. Além disso, mãe joana acerta a criatura mais próxima dela com seu rolo de macarrão espectral, causando 3d6 pontos de dano de impacto e 3d6 pontos de dano de trevas (Reflexos CD 24 reduz à metade) na criatura mais próxima. Ela fica no cômodo por duas rodadas batendo com o rolo de macarrão, depois desaparece no ar;

  4. Armadilha: Uma armadilha afeta os personagens. Escolha uma entre: Fosso Profundo, Parede Instável e Símbolo do Medo (Tormenta 20, pág. 302);

  5. Praga de mãe:  Um grito ensurdecedor seguido de pragas ditas por mãe Joana ecoam pela estalagem. As criaturas dentro da estalagem devem fazer um teste de vontade CD 24. Se falharem, sofrem 4d6 pontos de dano mental e ficam confusos pela cena. Se passar, sofrem metade do dano e não ficam confusos;

  6. Ordem Materna: Uma voz feminina poderosa e autoritária ressoa na mente das criaturas na sua estalagem, dando-lhes uma ordem difícil de desobedecer. Todas as criaturas devem fazer um teste de vontade CD 24. Se falharem, cumprem o comando da estalajadeira e começam a limpar (varrer, catar lixo, tirar poeira, etc.) o cômodo em que estão. Personagens sob controle podem fazer um teste de vontade por rodada para se livrar dele. Se obtiver sucesso, evitam o efeito de controle e recebem +2 de bônus no próximo teste de Encontrar Pistas ou Procurar Itens. Este efeito só acontece uma vez na cena. Caso tire ele de novo, role um novo efeito.

- Acalmar Mãe Joana. Magias e efeitos mágicos de cura não causam dano à Mãe Joana, mas a afasta por um tempo. Sempre que a mãe Joana aparece, os personagens podem gastar 4 PM para usar uma habilidade mágica ou magia de cura como reação contra Mãe Joana. Se mãe joana passar no teste, ela age normalmente. Se falhar, os personagens não são afetados por nenhum evento da lista de efeitos por 1d4 rodadas. A critério do mestre, outras magias e habilidades mágicas como dissipar magia e luz podem funcionar com esta ação. Mãe Joana faz o teste contra a CD das habilidades dos personagens com +10 de bônus.

- Encontrar Pistas. Os personagens podem fazer testes de conhecimento, intuição, investigação ou percepção contra CD 20 para encontrar pistas do que está ocorrendo no recinto e/ou dicas de como resolver essa situação, bem como se prevenir contra armadilhas ou outros efeitos. Em caso de sucesso, os personagens recebem +5 de bônus no próximo teste feito para as ações procurar itens, evitar o perigo ou para o próximo teste de resistência. Se falhar por 5 ou mais, os personagens conseguem uma pista errada e sofrem uma penalidade de -2 no próximo teste ou -5 em caso de rolar 1 natural no dado. A CD para encontrar pistas aumenta em +2 para cada uso anterior desta ação. Usos feitos por vários personagens na mesma rodada se acumulam para aumentar a CD.

- Evitar o Perigo. Depois de passar duas rodadas dentro da casa, os acontecimentos começam a ficar previsíveis e possíveis de se evitar. Os personagens podem fazer testes de conhecimento, intuição, investigação, misticismo ou religião (CD 27) para tentar identificar o próximo efeito que irá ocorrer. Em caso de sucesso, o grupo pode evitar um evento na próxima rodada, mais 1 evento adicional para cada 5 pontos que exceder a CD do teste. Se falhar por 5 ou mais, a CD do próximo efeito aumenta em +2 por uma rodada. Os jogadores devem descrever como evitam o perigo.

- Procurar Itens. Os personagens podem rolar testes de investigação ou percepção para encontrar os itens espalhados pela casa. A CD inicial é 25 e aumenta em 2 pontos a cada item encontrado. Os objetos aparentam ser valiosos, estão em boas condições e, caso não saibam o que devem fazer com os itens encontrados, eles podem guardá-los como espólio (para o seu próprio terror) caso queiram.


Link pada Download do Mapa:

Casa da Mãe Joana

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Raças Para Tormenta 20 Parte 3 - Final

 E aê galera! chegou a hora de trazer a terceira e última parte da sequência de posts com novas raças para Arton! Dessa vez trouxemos mais raças inusitadas e únicas (mas não necessariamente equilibradas) para usarem em suas mesas (por sua conta e risco).   Quem ainda não viu as outras raças, pode clicar nesse link aqui:  Raças para T20 parte 2   e  Raças para T20 parte 1 ou só baixar o arquivo no final do post.  É isso, não esqueçam de comentar e dizer o que acharam. E se usarem nas suas mesas, conte como foi. Divirtam-se! Dampir Os vampiros estão no topo entre os mortos-vivos mais poderosos de Arton, sendo muito respeitados e temidos em Aslothia. Alguns devotos de Tenebra sonham e cobiçam a bênção do vampirismo para si, tanto como prêmio dado pela mãe noite quanto pelo abraço de um vampiro. Alguns ainda recorrem a rituais mágicos complexos para virar vampiros. Essa busca incessante pelo vampirismo aliado a transformações forçadas que vampiros fazem com suas vítimas, fez surgir criat

Raças para T20 - Parte 1

E aê galera, tudo bem com vocês? Espero que sim! Hoje eu trago no pergaminhos do mestre um compilado de raças para jogar em T20. Algumas são velhas conhecidas que apenas adaptei as regras, outras são novas no cenário como raça jogável. Vou separar essa publicação em 3 partes, cada uma trazendo 5 raças. Bom, é isso, espero que curtam, comentem e compartilhem com os amigos. E podem mandar sugestões de novas raças, quem sabem não aumentamos de 3 para 4 ou mais partes? Divirtam-se com a leitura! Centauro Centauros vivem em pequenas comunidades silvestres, ocultas em florestas, planícies e savanas. São bastante gregários entre si, mas reservados quanto a estranhos. Em uma comunidade de centauros, os machos caçam e lutam, enquanto as fêmeas se ocupam da colheita e dos afazeres domésticos. A liderança geralmente é exercida pelo macho maior e mais forte, que é normalmente aconselhado por um xamã — uma druida ou clériga de Allihanna. Centauros não caçam ou pescam em demasia, e nem durante o

Raças Para Tormenta 20 Parte 2

E chega agora a segunda parte da série de posts sobre raças para tormenta 20! Se você não viu a primeira parte, clique aqui:  Raças Para Tormenta 20 Parte 1 . É isso, espero que gostem e divirtam-se usando-as em suas mesas de jogo! Gárgula Gárgulas, assim como boa parte dos construtos são criados a partir de magia que dá “vida” à um corpo artificial para guardar um determinado local, geralmente uma mansão, fortaleza, torre ou outro local de grande importância para o seu proprietário. Essa “vida” é limitada a cumprir ordens específicas dadas na sua construção. Possuem corpos de pedra com asas de morcego, braços e pernas poderosas e rostos de pedra ameaçadores, com presas protuberantes. Em alguns casos, alguns desses construtos desenvolvem inteligência rudimentar, virando predadores em uma determinada região, como uma cidade abandonada, ruínas de uma fortaleza ou uma caverna em uma montanha. Em casos ainda mais raros desenvolvem consciência e inteligência suficientes para aprender a fal